Notícias




terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cid faz visita surpresa aos manifestantes no Cocó e lança proposta para que ativistas deixem o local


Do Blog Política com K

Cid Gomes chegou de surpresa e conversou com os ativistas até a madrugada. Foto: Reprodução do vídeo do Rapadura Ninja
Cid Gomes chegou de surpresa e conversou com os ativistas até a 2h10 da madrugada. Foto: Reprodução do vídeo do Rapadura Ninja
O governador Cid Gomes fez uma visita surpresa, na noite desta segunda-feira (05), aos manifestantes acampados no Parque do Cocó. Ele chegou ao local por volta das 22 horas e conversou com o grupo até às 02h10 da madrugada.
Ninja
A passagem de Cid Gomes foi transmitida“ao vivo” pela internet, pelo grupo de manifestantes, através da Rapadura Ninja – organização que se autointitula como um grupo de “mídia independente – jornalismo em ação”.
Legalização
O governador deixou claro que não foi ao local para falar sobre a polêmica dos viadutos e quem nem tinha planejado a visita. “Eu tava passando por aqui, vi uma faixa que dizia “legalização do Parque do Cocó já!” e decidi:’ Vou descer e tentar fazer uma proposta objetiva’”, justificou.
O grupo está acampado em protesto contra a construção de dois viadutos que a Prefeitura de Fortaleza pretende erguer entre as avenidas Antonio Sales e Engenheiro Santana Junior, no Cocó.
Até a madrugada
Cid Gomes ficou no local até às 2h10 da madrugada e fez uma proposta para os ativistas. “A minha proposta original é: Vocês permitem que seja feita aqui a intervenção. Eu atribuo a legalização a vocês. O movimento pode conquistar a legalização do Parque e a área aqui, de árvores exóticas, fica trocada. Eu me comprometo a trocar, por 20 vezes, o tamanho delas por recuperação de mangue do Cocó. São 20 mil metros quadrados de mangue”, anunciou. Mas a proposta não foi acatada pelos manifestantes.
Cid Gomes fez um desenho na areia para explicar a necessidade dos viadutos no Cocó. Foto: Reprodução do vídeo da Rapadura Ninja
Cid Gomes fez um desenho na areia para explicar a necessidade dos viadutos no Cocó. Foto: Reprodução do vídeo da Rapadura Ninja
Desenho
“Eu não posso falar sobre o viaduto. O viaduto é obra da Prefeitura de Fortaleza. É uma obra que faz parte de um conjunto que vem da época do Juraci Magalhães [ex-prefeito de Fortaleza, já falecido]“, ressaltou Cid Gomes. O governador, no entanto, defendeu a construção dos viadutos e chegou, inclusive, a fazer um desenho na areia para explicar que os viadutos são a melhor solução.
 Iiiiieeeeeeii!!!
O governador foi interrompido por diversas vezes pelos manifestantes. “Eu ouvi muita coisa atentamente e respeitei. Me permitam que eu fale”, apelou Cid Gomes.
Legitimidade
“De quem foi quem foi que vocês ganharam a legitimidade de que são os donos da verdade? (…) Alguns dizem que o projeto é ilegal. Quem define isso? Queiramos ou não, nós vivemos num estado capitalista burguês. Quando foi que o Poder Judiciário deu razão a vocês ou a quem acha que isso aqui é ilegal? “, questionou Cid Gomes em um dos momentos de debate mais acalourados.
Polícia
Depois da fala inicial aos manifestantes, Cid Gomes ouviu as reivindicações. Alguns jovens criticaram a ação da polícia durante as manifestações de rua realizadas durante o período da Copa das Confederações.
Questionado sobre a atuação da Polícia na eventual retirada dos manifestantes. Cid disse não ter“notícia” de nenhuma ordem de repressão. “Eu não posso garantir”, afirmou o governador ao explicar que não poderia garantir a ausência da força policial, caso ela seja solicitada pela Justiça.
Políticos
Os vereadores João Alfredo e Toinha Rocha (ambos do Psol) e a deputada Eliane Novais (PSB) acompanharam a passagem de Cid Gomes. Muitos curiosos e apoiadores da manifestação também seguiram para o acampamento ao serem informados da presença do governador.
“Assassino”
Diversas críticas foram direcionadas ao governador. Com megafone nas mãos e olhando para Cid Gomes, a deputada Eliane Novais disse: “O senhor vai ser pra sempre lembrado como o governador assassinou do Cocó”. 
Sem repressão
O vereador João Alfredo pediu que Cid Gomes garantisse que não haverá repressão de forças policiais do Estado em uma eventual retirada do grupo que resiste no Parque do Cocó. O parlamentar ainda disse que não existe alterativa de “troca” e que o pedido é claro pela Legalização do Parque do Cocó com a devida proteção da área, aliado a um “debate sem ironia”.
Ecológico
Cid Gomes lembrou que a primeira atividade ao se mudar de Sobral para Fortaleza foi participar da“Aliança jovem Ecológica”. Ele ressaltou ainda que, na época em que foi prefeito de Sobral, recuperou inúmeras áreas degradadas. Mas que hoje a “ecologia virou pauta do capitalismo”
“Eu respeito demais quem milita. Admiro demais quem milita. Agora, essa coisa de crise de ser contra autoridade tem que ser melhor pensada”, disse. “Quando interessa, falam em ilegalidade. Quando não interessa, falam que a justiça é burguesa”, reclamou o governador.
Ativista passou a "caixinha" e recebeu "doação" de Cid Gomes. Foto: Reprodução do vídeo na internet
Ativista passou a “caixinha” e recebeu “doação” de Cid Gomes. Foto: Reprodução do vídeo na internet
“Caixinha”
Antes de deixar o local, Cid Gomes“contribuiu” com dinheiro para a“caixinha” em que os ativistas recolhem doações para a manutenção do acampamento no Parque do Cocó.
Sem resposta
Os ativistas ainda pediram que Cid intermediasse uma audiência entre o grupo e o Prefeito Roberto Cláudio. “Olha, o prefeito vai dizer assim ‘governador, essa obra já tem licitação, está autorizada pela SPU e tem decisão judicial’”, justificou o governador ao explicar que não iria pedir a audiência com Roberto Cláudio.
Fim
Cid Gomes deixou o local às 02h10, depois de quase quatro horas de conversa, sob os gritos de “Cid ditador” e “assassino do Cocó”. Já os ativistas permanecem no local e prometem resistir, inclusive se amarrando as árvores, para evitar o andamento da obra de construção dos viadutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.