Pular para o conteúdo principal

PSDB ARTICULA CHAPA PURA AÉCIO-FHC,COM ADESÃO DE EDUARDO CAMPOS



fhc

DA CARTA POLIS

Os tucanos estão em polvorosa com a má performance do senador Aécio Neves para presidente, e em consequência integrantes da cúpula do PSDB estão articulando uma ousada cartada para reanimar a candidatura: a formação de uma chapa pura, que teria o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como vice.
Nem os 82 anos de FHC, nem o mito dele “passar de cavalo a burro” demovem os articuladores. Vão em frente, embora seja difícil enxergar-se o vaidoso ex-chefe de Governo ocupando o obscuro gabinete de vice no anexo do Palácio do Planalto.
Para eles, o importante é o resultado final, a se atentar para vaidades. A visão de uma chapa pura que poderá resgatar o eixo “café com leite” que dominou a política brasileira por décadas, e isto é que importa.
A chapa seria estratégica, pois cobriria os dois maiores colégios eleitorais do País – São Paulo e Minas – com reflexos no Sudeste e Sul do País.
O Nordeste teria uma abordagem especial, e esta seria a adesão do governador Eduardo Campos como maior aliado na região. O PSB seria o principal aliado do PSDB na coligação de 2014 – e não mais o DEM, como na eleição e reeleição de FHC.
O tratamento a Eduardo será o de um sócio privilegiado: participaria do alto comando das estratégias de campanha. Mais tarde, se eleita a chapa, PSB obteria uma representação no ministério maior ainda que a atual do PMDB no governo Dilma.
Por força das alianças regionais, do PSDB e também do PSB, ouras legendas se incorporariam à chapa pura como o DEM – importante no Nordeste e no Centro-Oeste, e que já ocupou a posição de número dois na coligação presidencial – e o PSD, que teima em não se aliar totalmente a Dilma.
Por enquanto, pode ser uma fantasia desesperada, porém, na política manda o fato novo Uma possível chapa Aécio-FHC é uma autêntico fato novo capaz de sacudir o País.

Comentários

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Paulo Câmara "homenageia" Dia do Orgulho LGBT+ com ação policial truculenta em região boêmia do Recife historicamente ocupada por bares e boate LGBT+ e já tem um "Stonewall" pra chamar de seu

PT já teria até escolhido marqueteiro da campanha de Marília Arraes

Prefeito do Cabo, Lula Cabral, do PSB é denunciado pelo MPPE por "montar vasto esquema criminoso de fraudes em licitações" mediante comissão dirigida por "sua ex-namorada e sua cunhada"