RAiZ - Movimento Cidadanista aprova Estatuto e avança na sua organização como partido-movimento



No 5º Encontro Nacional da RAiZ - Movimento Cidadanista, realizado em Campinas nos dias 13 e 14 de junho de 2015, foi debatido e aprovado o Estatuto para a criação do partido-movimento.

A RAiZ está sendo formada por brasileiros e brasileiras de todas as etnias, gêneros e credos, que não têm medo de assumir sua cidadania e seus ideais, não aceitam ter seus direitos usurpados por um sistema político que se tornou um câncer social, e não desistem de acreditar que merecemos um país muito melhor. Seu objetivo é lutar para que a sociedade brasileira seja mais justa, ambientalmente sustentável e economicamente solidária, onde todo cidadão possa ter uma vida digna, plena de sentido, e onde o SER seja mais importante que o TER.

Com a presença de representantes da RAiZ em 20 cidades, dos estados do Ceará, Pernambuco (virtualmente), Rio de Janeiro (virtualmente), Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a plenária do 5º Encontro Nacional da RAiZ - Movimento Cidadanista aprovou o estatuto que norteará seu desenvolvimento e estabelecimento como partido-movimento. O evento foi transmitido ao vivo pela internet e pôde ser acompanhado virtualmente por vários cidadanistas, inclusive com direito a participação nos debates e decisões. Além do Estatuto, foram constituídos os Grupos de Trabalho de Organização, Articulação Política, Comunicação, Finanças e Seiva, e decidida a construção de um novo site.

Uma das principais características da RAiZ é sua organização horizontal, caracterizada por círculos territoriais e temáticos, admitindo inclusive a participação de colaboradores não filiados nas suas discussões e deliberações. Esta se dará na unidade mais básica da organização, os Círculos Cidadanistas.
O impulso para criação da RAiZ foi resultado da constatação de que é preciso criar uma força social com a capacidade de romper com a lógica capitalista do consumismo, com seu individualismo inerente, seu egoísmo e imediatismo. Para a RAiZ, os atos mais revolucionários serão romper com a monetização da vida em todos os seus campos e romper com a desumanização das relações sociais.

Se o atual modelo de consumo continuar, o planeta estará definitivamente exaurido em poucas gerações, e estaremos roubando o futuro daquelas que estão por vir. Neste momento histórico, quando o sistema político vigente dá mostras de estar totalmente desvinculado do que é o interesse público, a RAiZ – Movimento Cidadanista propõe uma Revolução Ecológica baseada no ECOSSOCIALISMO, com valores éticos profundos, visando a construção de uma cidadania ativa e solidária pelo BEM COMUM. Suas raízes filosóficas, apresentadas na CARTA CIDADANISTA, vem da solidariedade do UBUNTU e do bem viver do TEKO PORÃ.

CARTA CIDADANISTA, disponível em http://zip.net/bprrHB

Comentários de alguns participantes:

Luíza Erundina (Deputada Federal): 
“O grupo ainda não pode se considerar um partido político, mas que o objetivo da Raiz Movimento Cidadanista não pode ser nenhum outro que não o de se fundar e trabalhar junto ao povo na construção de uma opção política, que seja alternativa para o esgotamento político, econômico e social do Brasil.”

Célio Turino (Historiador):
 “Podemos e devemos contribuir para frentes cidadãs nos municípios, experimentando a reconstrução do Brasil que seja de baixo para cima, a partir de onde vivem as pessoas.”

Carlos da Lidi (Advogado):
“É hora de ousar, não capitular, insistir e avançar, ousar para suscitar um novo tempo. A Raiz é um convite a todos e todas que possuem uma coragem lúcida, possuem o vigor ontológico que perpassa o ser humano que resiste, supera o medo e olha para frente.“
Vitor Taveira (Jornalista):
“Temos uma incrível capacidade dentro do coletivo de uma cidadania consciente e qualificada para vários debates e construções. Temos que começar a direcionar, organizar e produzir conteúdo para mostrar a diferença de nossa proposta no cenário nacional.”


Em Pernambuco, a RAiZ já realizou duas reuniões presenciais e se prepara para agendar o terceiro encontro que deve ter sua data e local anunciados em breve.


Os cidadanistas estão chegando! Estão chegando os cidadanistas!

Comentários

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Aos gritos de "tem roubo", alunos protestam contra a falta de Merenda durante visita de Paulo Câmara. Na Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio é notificado pelo MPPE para explicar denúncias do SIMPERE sobre irregularidades em contratos da Merenda

Empresa flagrada servindo comida podre para alunos das escolas públicas de Pernambuco promove assédio judicial contra Editora do blog da Noelia Brito na tentativa de intimidá-la e cessar denúncias do Blog contra malfeitos da empresa, também apontados pela Polícia Civil, pelo MPPE e pelo TCE/PE

Com Internacional lotado, petistas falam ao Blog com exclusividade sobre pré-candidatura de Marília Arraes. Para Ferro, o PT de verdade está com Marília Arraes, não é o PT que fica fazendo negociatas nos esgotos do Palácio