Notícias




quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PT DE OLINDA INDICA RUPTURA COM RENILDO E ABRE CAMINHO PARA CANDIDATURA DE TERESA LEITÃO

A Executiva Municipal do Partidos dos Trabalhadores de Olinda expediu, na noite de ontem (28), Resolução Política com duras críticas ao prefeito Renildo Calheiros, do PC do B, a quem acusam de ter demonstrado "ao longo do mandato uma conduta de desrespeito com o PT". A Resolução aponta a extinção da Secretaria de Orçamento Participativo, "maior responsável pelo diálogo do poder público com a sociedade", como um dos pontos de discórdia do PT com a gestão Renildo Calheiro, destacando que o OP é uma das "bandeiras históricas" do PT.
A Resolução ainda acusa a gestão do PC do B de "extremamente centralizadora", com "conversas seletivas" e reformas em secretarias comandadas pelo PT "sem que o partido fosse ouvido", como ocorreu recentemente com a secretaria de Meio Ambiente.

Diante do quadro de insatisfação com a gestão a Executiva decidiu instaurar processo de debate sobre saída da gestão que deve ser concluído até 1º de dezembro deste ano, recomendando que o vereador Marcelo Santa Cruz entregue a liderança do governo e que o filiado Roberval Veras rejeite a nomeação para o cargo de secretário de Relações Institucionais. Segue a Resolução na íntegra:

PARTIDO DOS TRABALHADORES
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE OLINDA
RESOLUÇÃO POLÍTICA

A Comissão Executiva Municipal do PT de Olinda, desde a sua posse em dezembro de 2013, tem feito inegáveis esforços para manter o partido vivo e participativo na nossa cidade. Buscando o seu funcionamento orgânico, a Executiva Municipal tem feito constantes debates e reuniões das instâncias partidárias para avaliar a difícil conjuntura enfrentada pelo nosso partido, bem como para qualificar a nossa intervenção político-administrativa na gestão e no diálogo com a cidade.
Relembremos que o apoio do PT à atual gestão dá continuidade a uma aliança de 15 anos com o PCdoB  e sempre definida pelo consenso interno. Em que pese a disputa da tática eleitoral ter sido feita em 2012, com posições divergentes à época, terminamos por definir pelo caminho do acordo em apoio à reeleição de Renildo Calheiros.
O Clima de acordo, no entanto, não perdurou durante a gestão. O prefeito Renildo Calheiros tem demonstrado ao longo deste mandato uma conduta de desrespeito ao PT, apesar de participarmos da composição do governo com o  vice-prefeito Enildo Arantes e os companheiros Humberto de Jesus, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Roberval Veras na, recém extinta, Secretaria do Meio Ambiente, além do Vereador Marcelo Santa Cruz que, desde o início de 2013, é o líder do governo na Câmara de Vereadores.
Destacamos que desde a posse da atual comissão Executiva Municipal solicitações formais de reunião foram feitas por oficio, bem como pedidos através do vice-prefeito e até hoje a Direção do PT não foi recebida pelo prefeito. No curso deste mandato municipal muitas foram as questões das quais o PT discordou e não teve oportunidade de partidariamente dialogar com o prefeito sobre elas, como a extinção da Secretaria de Orçamento Participativo. Secretaria que era a maior responsável pelo dialogo do poder publico com a sociedade. Destacamos o OP como exemplo, por se tratar de uma bandeira histórica do PT, a participação popular.
A gestão é extremamente centralizadora, as conversas são totalmente seletivas e o nível de insatisfação e falta de identidade da base partidária com a administração cresce a cada dia. Nesta última semana tal postura culminou com o anúncio da reforma administrativa que   atingiu a Secretaria de Meio Ambiente, cujo titular é do PT, sem que o partido fosse ouvido. Nem sobre a reforma como um todo, nem sobre as novas participações do PT no governo.
Destacamos que o enxugamento da máquina administrativa tem o nosso apoio, porém o teor político da gestão para o atendimento à população e os cuidados com a cidade, há muito que nos preocupam. Da forma como o prefeito se comporta política e administrativamente não podemos reconhecer que o PT está na gestão e governa compartilhadamente . Estão na gestão valorosos companheiros e companheiras petistas, alguns ouvidos, considerados e outros ignorados.

É chegada a hora de uma decisão que dê ao PT condições de protagonismo em Olinda. De afirmar sua identidade, de defender seu projeto, de levantar sua bandeira, como bem afirma a nota do presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Portanto, diante desse processo contínuo e crescente de desgaste, a Comissão Executiva Municipal de Olinda resolve:
1.     Instaurar imediato debate sobre a saída do governo municipal, marcando o dia 1º de dezembro para conclusão do processo;
2.     Orientar o vereador Marcelo Santa Cruz à entrega da liderança do governo na Câmara Municipal de Olinda;
3.     Rejeitar, pela natureza do cargo, que o filiado ao PT, ex-secretário de Meio Ambiente, Roberval Veras, seja nomeado Secretário de Relações Institucionais.

A Comissão Executiva Municipal deverá dar continuidade ao seu planejamento, desenvolvendo ações que envolvam a base partidária no processo avaliativo e realizando os seminários aprovados para o debate com a cidade.


Olinda, 28 de outubro de 2015
Comissão Executiva Municipal




2 comentários:

  1. é um gesto importante, significativo para a sociedade abrir a discussão com data para apresentar uma cocnclusao.
    tudo indica que haverá afastamento da gestão e se espera que se abram rapidamente grupos tematicos para rediscutir com a sociedade civil o que se quer para Olinda.
    Na sequencia que se estimule o maior numero possivel de candidaturas a vereador para que a cidade perceba a Câmara como espaço de decisão da cidade.
    Criticas a gestão atual são que nao faltam em qualquer local que se vá do municipio. Todos apenas aguardam seu fim.

    ResponderExcluir
  2. São tantos anos atrelados ao poder em Olinda que fica cá pensando com meus botões: "É ruptura política ou abandono de barco?" Há anos cobro de Teresa essa atitude. Complicadíssimo isso... Até onde o PT de Olinda tem responsabilidades sobre os desmandos de Renildinho forasteiro e "Lulu coisa ruim"?

    Estamos de olhos bem abertos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.