Notícias




terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ciclovias de Geraldo Júlio: o mito

Foto: Divulgação (Blog do Prefeito)

Bom dia, Prefeito!
Em seu programa de governo, o senhor nos prometeu que complementaria o sistema de mobilidade urbana do Recife com "um conjunto de intervenções capazes de adequar a malha viária e os modais de transporte individual e coletivo". Para tanto, entre outras medidas, implantaria, "76 km de ciclofaixas e ciclovias , além de recuperar 110 km de calçadas, respeitando os padrões modernos de acessibilidade". Não fez nem uma coisa nem outra. Sobre as calçadas, falaremos em outra oportunidade, mas sobre as ciclofaixas e ciclovias, Prefeito, impossível não comparar sua pífia gestão com o que outros Prefeitos têm apresentado e olha que nenhum deles chegou ao cúmulo de apontar ciclofaixas como "o grande feito de suas gestões", como nosso Prefeito Geraldo chegou a proclamar, em recente entrevista à imprensa local.


O que são as ciclofaixas e ciclovias do Prefeito Geraldo Júlio senão fileiras de cones que abrem espaço para o lazer da classe média aos domingos e feriados? Em que isso "adequa a malha viária" ao modal de transporte individual em comenta, que continua sem qualquer faixa exclusiva para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia, para deslocamento para o trabalho ou escola ou universidade?

Não precisamos ir à Europa ou sequer à São Paulo das polêmicas ciclovias de Haddad, que tanto incomodam os "coxinhas" da elite quatrocentona, para percebermos o quanto o prometido pelo Prefeito Geraldo Júlio, no que ele mesmo elegeu como o grande feito de sua gestão, está longe de ser cumprido. Suficiente conhecer a Política de Transporte Cicloviário de Fortaleza, capital nordestina do mesmo porte do Recife, para percebermos que o nosso Prefeito entrará para a história de nossa cidade como aquele que promete como sem falta e falta como sem dúvida.

Prefeito, o senhor prometeu 76 km, mas não conseguiu sair das ciclofaixas de lazer, das quais seus publicitários (pagos a peso de ouro com nossos suados impostos) fazem alarde dia e noite. Enquanto isso, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, tão criticado e que nem aparece entre um dos melhores do Brasil, caladinho, entregou nada menos que 125,5 km de faixas e vias exclusivas para bicicletas que funcionam todos os dias para deslocamento de trabalhadores, estudantes e esportistas. Ou o fortalezense é muito exigente com o seu prefeito ou seus publicitários são muito competentes para conseguirem fazer com que o senhor, prefeito Geraldo Júlio, que entrega o nada como grande feito de sua gestão, apresente índices tão altos de aprovação nas pesquisas que certa imprensa de quando em vez divulga para levantar a sua bola murcha.
Imagem de uma das ciclovias de circulação exclusiva criadas pela Prefeitura de Fortaleza



PAITT
PLANO DE AÇÕES IMEDIATAS DE TRANSPORTE E TRÂNSITO 
http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/coletiva_expansao_bicicletar.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.