Notícias




domingo, 31 de janeiro de 2016

MORADORES E COMERCIANTES DO BAIRRO DE DOIS IRMÃOS FECHAM VIA E ENERGIA É RESTABELECIDA



Desde a tarde da última sexta-feira, uma queda de energia, provocada por um temporal causado, segundo a APAC, por um fenômeno meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN, deixou parte considerável da Região Metropolitana do Recife. Entre os bairros atingidos pela falta de energia e que até a manhã deste domingo continuavam sem terem o serviço restabelecido estavam os de Dois Irmãos, São Braz, Sítio de Pintos e adjacências, como agravante da suspensão do abastecimento de água.

Cansados de ligarem para a CELPE solicitando providências para o caso e acumulando enormes prejuízos, os moradores e comerciantes da área promoveram o fechamento da via local do bairro, bem em frente a UFRPE, a partir das 7h desse domingo (31).

Segundo dona Lúcia, cabeleireira do bairro, que está sem trabalhar desde sexta, a CELPE restabeleceu a energia apenas na rua onde reside a viúva do ex-governador do Estado, Eduardo Campos e suas adjacências, deixando o resto do bairro no escuro, o que reforçou ainda mais a indignação dos moradores e pequenos comerciantes que perderam seus produtos.

Enquanto isso, no baile municipal, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, dava entrevistas afirmando que 96% da energia já havia sido restabelecida. As declarações do prefeito do Recife se chocam, porém, com a realidade registrada pela população residente nos Bairros  das Graças, do Engenho do Meio, UR-7, Cordeiro, CDU, Torrões, Torre, Madalena, Casa Amarela, Pina, Várzea, Boa Vista, Iputinga, bairros da cidade governada por Geraldo Júlio, que nas Redes Sociais reclamam da permanência da falta de energia e da imprevisibilidade para seu restabelecimento.

Moradores de Aldeia, Vila dos Carneiros (Jaboatão) e Barra de Jangada, Bairro Novo e Pau Amarelo, em Olinda, Vila da Fábrica (Camaragibe), Loteamento Santo Antônio (Igarassu) também reportam a continuidade da interrupção do serviço.



Em muitas dessas localidades, os atendentes da CELPE afirmam aos moradores que não há previsão de volta do serviço a comunidade. Segundo denúncias reportadas ao Blog, técnicos da CELPE chegaram a informar que a empresa estaria aguardando a chegada de fiação da filial da Iberdrola, em Natal, já que o estoque local teria acabado e que bairros como Casa Amarela, na altura da Estrada dos Remédios provavelmente ficassem sem energia, até a próxima terça-feira. Em Casa Amarela, tivemos informação de que já idosos que utilizam serviços de “home care” e temem que seus “nobreaks” não resistam até o restabelecimento da energia pela CELPE.

Diante dessa informação, moradores da área já planejam um protesto a exemplo do realizado pelos moradores de Dois Irmãos, que só tiveram sua energia restabelecida após fecharem uma rua, quando finalmente chamaram a atenção do Poder Público que logo enviou a PM, com motos, 5 viaturas e o GATE, não para restabelecer o serviço, ou garantir o exercício legal da livre manifestação popular.

Durante o protesto em Dois Irmãos, uma mulher foi agredida com um soco e outra teve seu celular arrancado por um golpe de cassetete, para impedir que filmasse a truculência da tropa. Para desobstruir a via, os policiais jogaram os entulhos, muitos, em chamas, dentro de um córrego e em área de mata dentro da universidade, o que poderia ter provocado um desastre ambiental. Um desses entulhos com fogo derreteu parte da encanação de uma casa. E assim seguiu durante toda a manhã, quando a via era desobstruída outro ponto era obstruído.
As 12:30 a viatura da CELPE chegou e levantou a ‘banana’ de energia de um poste em frente a UFRPE. O serviço durou 5 minutos e todo o bairro voltou a ter energia! Foram os próprios moradores que retiraram os entulhos e liberaram a via.

Durante o governo de Jarbas, a CELPE foi privatizada com a desculpa de que com a privatização o serviço iria melhorar e o governo poderia duplicar a BR 232 e desenvolvê-la ao estado. Mais de uma década depois, um temporal de algumas horas deixa claro que não avançamos nada na qualidade do serviço, foram 72h para que uma equipe da CELPE levantasse uma ‘banana’ de energia. Enquanto isso a conta de luz nunca foi tão alta e extorsiva. Trinta pessoas morreram no último ano, vítimas do péssimo serviço prestado pela CELPE e o atual governador Paulo Câmara já prepara uma licitação para privatizar também a BR 232, aquela que foi duplicada com o dinheiro da venda do patrimônio do povo Pernambucano.

No meio de todo esse caos, perdas e prejuízos, os moradores de Dois Irmãos, Sitio dos Pintos, Sitio São Braz etc, tiveram uma pequena, mais significativa vitória e aprenderam uma lição: a de que o povo unido é capaz de muita coisa.


Colaborou Igor Alves, com informações do local e fotos

SAIBA MAIS:






E a Celpe, hein?

Nem se viu a redução das tarifas, ao contrário aumentaram vertiginosamente, e a qualidade do serviço deteriorou, conforme atestam os indicadores medidos pela própria Aneel

15/07/2013

Heitor Scalambrini Costa

3 comentários:

  1. Vergonha, o sempre descaso do Poder Público !!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez o prefeito Geraldo Júlio apronta com empresas terceirizadas. Mais de 1000 funcionários estão de aviso prévio. Em reunião que aconteceu ontem o prefeito falou que não quer mais funcionários em Praças e parques e assim encerrando contratos com as firmas tetceirizadas e que no lugar cidadão de bem pai de família irá colocar reeducandos prisionais. Nada contra essas pessoas sei que o certo seria colocalas em outros serviços e não descobrir um santo para cobrir outro. O prefeito alega não ter dinheiro em caixa. Sr. Prefeito onde anda o dinheiro de sua gestão? Conte outra piada porque essa ja velha. Moral da historia: tirar o pão da boca do trabalhador que tem responsabilidade e dignidade. 1000 desempregados.

    ResponderExcluir
  3. Incrível, mas verdadeiro Deus é sempre grande. Depois de várias versões do meu pedido pelo banco, tenho recebido um empréstimo através deste grupo de grupo honesto, global finance. Para obter mais informações, entre em contato com eles por e-mail para o: groupefinancemondial@gmail.com. Eles oferecem empréstimos de 1 000 euros de € 3.000.000 de alguém capaz de pagá-lo com juros a uma taxa baixa de 2% de dúvida não esta mensagem. É uma realidade perfeita. Passe a mensagem aos entes queridos que estão em necessidade.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.