A PIOR DESILUÇÃO É A DESILUÇÃO POLÍTICA



POR NOELIA BRITO, editora do Blog

Dizem que a pior desilusão é a desilusão política, que é ainda pior que a desilusão amorosa. Acho que procede isso. Estou tão desiludida! Tinha esperanças que nossa democracia fosse um pouco mais sólida. Eu vejo a nossa política dominada por malfeitores. E não se enganem, não há partidos salvadores da pátria, nem pessoas com tais poderes ou capacidade. O que há somos nós, cidadãos e cidadãs, que somos diariamente massacrados e desestimulados para que não tomemos parte no protagonismo de nossos próprios destinos. Não queremos comer farelos com os porcos, mas permitimos que os porcos nos governem. A política partidária e eleitoral é feita por pessoas, muitas delas, sem votos e que não nos querem na vida pública. Essa é a verdade. Querem, tão somente, que sejamos figurantes num espetáculo que deveria ser nosso, portanto, do qual deveríamos ser os protagonistas. Eu nunca fui candidata, sempre dão um jeitinho de puxar meu tapete. Por que será? Será que minha mente é mesmo tortuosa como insistem meus difamadores em suas notinhas infames? Mas o que qualifica uma mente como sã para a nossa política? A mente de um Eduardo Cunha, por exemplo? Ou a de um Temer, que acha normal assumir a presidência de uma pretensa democracia sem ter se submetido ao escrutínio das urnas? A que acha normal se apropriar do dinheiro público, ou trair o que prometeu para se eleger? Estou tentando mais uma vez ser candidata a um cargo eletivo nesse nosso sistema podre, mas confesso que não tem sido nada fácil. A vontade que me dá é deixar que as hienas continuem fazendo bom proveito da podridão que é nossa política. Mas, por outro lado, não é da minha natureza entregar os pontos assim tão facilmente, ainda mais para o regozijo de bandidos. Esse, o meu grande dilema. Eu costumo dizer que nasci no dia do AI-5 e isso deve ter algum significado, alguma responsabilidade tenho que assumir por ter recebido a vida no dia em que a morte de muitos foi decretada por ditadores imundos. Não sei se inconscientemente isso me faz amar tanto a democracia, o fato é que a amo e vê-la assim, vilipendiada novamente, causa-me uma tristeza profunda. Houve, sim, um golpe! Conviva com sua consciência quem ainda tiver algum resquício de dignidade dentro de si. Esse é o seu dilema.

Comentários

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Paulo Câmara "homenageia" Dia do Orgulho LGBT+ com ação policial truculenta em região boêmia do Recife historicamente ocupada por bares e boate LGBT+ e já tem um "Stonewall" pra chamar de seu

PT já teria até escolhido marqueteiro da campanha de Marília Arraes

Prefeito do Cabo, Lula Cabral, do PSB é denunciado pelo MPPE por "montar vasto esquema criminoso de fraudes em licitações" mediante comissão dirigida por "sua ex-namorada e sua cunhada"