SIMPERE denuncia situação de creches da Prefeitura do Recife




Na última segunda-feira, dia 23/05, o SIMPERE realizou um ato na abertura da Semana do Bebê, denunciando as situações precárias em que se encontram a maioria das creches do Recife. Este evento foi realizado pela Unicef e PCR no teatro Santa Isabel e teve a presença do Prefeito Geraldo Júlio e do governador Paulo Câmara, bem como profissionais da saúde, educação e assistência social do Recife.

A presença do SIMPERE foi primordial para lembrar ao prefeito que a saúde dos bebês depende, também, de creches estruturadas e merenda de qualidade. A maioria das creches e CMEIs da rede encontram-se em situações precárias de funcionamento, sem máquinas de lavar e as novas máquinas que estão chegando são industriais e não estão sendo utilizadas ou por problemas na instalação ou pelos funcionários não terem treinamento para utilizá-las.

Muitas encontram-se com problemas de estrutura, com salas quentes, sem condições para o funcionamento em horário integral. A falta de material para limpeza das creches e para higiene das crianças é uma das maiores reclamações. Os momentos de lazer das crianças são pouco considerados pela prefeitura, onde boa parte das creches não possui parquinhos ou estão em condições precárias, em desuso, ou com areia contaminada.

Quanto ao corpo de funcionários há poucos Auxiliares de Serviços Gerais. Muitos dos estagiários que acompanham as crianças e os alunos deficientes são menores de idade, estudantes de ensino médio sem nenhuma preparação. Há poucas ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e as turmas de 4 e 5 anos não têm direito a acompanhantes (ADI ou estagiárias) e as professoras ficam sozinhas com os alunos, sem poder acompanhá-los ao banheiro, etc.

Além disso, as crianças com o corte etário estão sendo recebidas nas creches sem estrutura ou adequação para esta realidade. Diante disso, a Direção Colegiada do SIMPERE solicitou providências urgentes visando a solução dos problemas.

Assista entrevista do SIMPERE à Folha de Pernambuco na frente do Teatro Santa Isabel durante a cerimônia de abertura da Semana do Bebê: https://www.youtube.com/watch?v=WfEmD_O-jFY


Documento entregue sobre as demandas das creches - Em reunião com Rossana Albuquerque, secretária Executiva de Gestão de Rede da Secretaria de Educação do Recife, a direção do SIMPERE protocolou um ofício, no dia 24/05, terça-feira, também encaminhado ao Secretário de Educação e à Gerencia de Educação Infantil e Anos Iniciais, pautando denúncias feitas pelos professores na última plenária específica de creches e CMEIs. Neste ofício segue cerca de 50 creches e CMEIs com demandas diversas, a fim de que a prefeitura tome devidas providências o mais breve possível.

* Com conteúdo da Assessoria de Comunicação do SIMPERE

Comentários

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Aos gritos de "tem roubo", alunos protestam contra a falta de Merenda durante visita de Paulo Câmara. Na Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio é notificado pelo MPPE para explicar denúncias do SIMPERE sobre irregularidades em contratos da Merenda

Empresa flagrada servindo comida podre para alunos das escolas públicas de Pernambuco promove assédio judicial contra Editora do blog da Noelia Brito na tentativa de intimidá-la e cessar denúncias do Blog contra malfeitos da empresa, também apontados pela Polícia Civil, pelo MPPE e pelo TCE/PE

Com Internacional lotado, petistas falam ao Blog com exclusividade sobre pré-candidatura de Marília Arraes. Para Ferro, o PT de verdade está com Marília Arraes, não é o PT que fica fazendo negociatas nos esgotos do Palácio