Notícias




quinta-feira, 9 de junho de 2016

COMUNIDADE DO BODE, NO PINA, ENTREGUE AO LIXO, À LAMA E AO DESCASO DA GESTÃO GERALDO JÚLIO


Estivemos, hoje (09), durante toda a manhã, percorrendo a Comunidade do Bode, no Bairro do Pina, a convite da própria comunidade, quando nos foi possível deparar e constatar o total descaso da gestão Geraldo Júlio, do PSB, com os moradores daquela área.


O Bode, como se pode observar nas fotografias que tiramos, está tomado pelo lixo e pela lama, sendo a ineficiência da limpeza urbana e a falta de drenagem, que transforma a Comunidade numa espécie de lagoa de lama e detritos, ao primeiro sinal de chuvas, as principais queixas da população.

  



 Uma das causas apontadas pela população do "Bode", como responsável pela invasão de lixo na Comunidade é a irregularidade da Coleta por parte da Prefeitura, que, sem ter horário certo pra passar, não é realizada todos os dias.







O saneamento básico também deixa muito a desejar, com a lama de fossas sendo exposta de maneira bastante visível.



A população do "Bode" também reclama a urbanização da única praça disponível para que moradores se reúnam ou tenham algum tipo de lazer, já que nem as duas escolas - uma municipal e outra estadual, situadas na região, dispõem de quadras esportivas para usufruto da comunidade



Segundo informações que nos foram repassadas pela própria Comunidade, a única Creche disponível - Creche Novo Pina - para atender crianças de 0 a 3 anos de idade, dentro de uma região cuja população chega a 110 mil recifenses, que residem no "Bode", no "Jardim Beira Rio" e na "Areinha", dispõe, atualmente, de apenas 110 vagas, onde as crianças são atendidas, por professores, ADIs, mas, também, por estagiários de nível médio, com idades entre 14 e 18 anos.

Já a Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, que atende aos alunos da 5ª a 8º séries, além de não dispor de espaços para práticas esportivas, apresenta salas muito pequenas para a quantidade de alunos e com ventilação deficiente.


Estivemos, também, no Posto de Saúde que serve àquela comunidade e pudemos constatar que o consultório odontológico, que já passara dois anos sem funcionar, em obras, agora deixa de agendar atendimentos por falta de material, como álcool, por exemplo.

A Farmácia Popular Municipal, queixam-se os moradores, que além de distribuir apenas 40 fichas diárias, sendo 20 pela manhã e o restante à tarde, tem carecido de medicamentos básicos para o atendimento de pessoas com doenças crônicas.


O descaso com a comunidade do Bode, que fica bem próxima ao Shopping Rio Mar, é evidente e, deixando claro que cuidar das pessoas não é e nem nunca foi prioridade para o atual prefeito.

O que nos impressionou, positivamente, foi a qualidade e a dedicação dos servidores da Creche e da Escola Novo Pina, professores e funcionários de apoio, da Rede Municipal e da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição que mesmo diante de tantas adversidades e falta de estrutura, sem falar nos baixos salários, não descuidam de dar o melhor de si para as crianças e adolescentes que têm sob seus cuidados.


5 comentários:

  1. Lamentável a situação em que estamos vivendo. Nasci e me criei aqui, mas nunca vi nossa comunidade desse jeito. Não há quem nos socorra. A solução é ir embora.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a situação em que estamos vivendo. Nasci e me criei aqui, mas nunca vi nossa comunidade desse jeito. Não há quem nos socorra. A solução é ir embora.

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=S6qzYTsD4oI

    ResponderExcluir
  4. Olá faço pesquisa sócio-ambiental nesta área e além destes problemas físicos ,há a questão do aumento da temperatura ambiente nesta área deste as últimas modificações na paisagem e na construção civil, assim como o asfaltamento, devido ao intenso processo de urbanização sem melhoria na condição de vida.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.