Notícias




terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sobe para dez o número de escolas estaduais ocupadas no Grande Recife




Dez escolas estaduais estão ocupadas na Região Metropolitana do Recife em ato político contra a PEC 55, que prevê o congelamento dos investimentos em educação, saúde e assistência social por 20 anos, e contra a Reforma no Ensino Médio. Somente nesta segunda-feira, alunos se mobilizaram e ocuparam as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Silva Jardim, no bairro do Monteiro, Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, Joaquim Távora, na Madalena, e Joaquim Xavier de Brito, na Iputinga. De acordo com os participantes do movimento, na Iputinga, a Polícia Militar teria tentado entrar na unidade de ensino arrombando cadeados e ameaçando os estudantes. A informação não foi confirmada pela PM.

Além das escolas ocupadas nesta segunda, outras seis já estão fechadas dentro dos atos de protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional. São elas: Erem Cândido Duarte, em Apipucos, Erem Martins Júnior, na Torre, Erem Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, Erem Porto Digital, no Bairro do Recife, Erem Professor Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes), e Erem Conde Pereira Carneiro, no Centro (São Lourenço da Mata).

O 13º Batalhão da Polícia Militar negou qualquer denúncia de truculência referente à ação na Escola Joaquim Xavier de Brito. De acordo com os policiais, uma viatura está de prontidão na porta da unidade de ensino, mas a manifestação é pacífica. Ainda assim, estudantes denunciaram que foi a própria direção da escola que acionou a PM. "A escola foi ocupada e o diretor chamou a polícia para os alunos. A própria polícia está tentando entrar na escola querendo quebrar os cadeados", explicou um estudante (identidade preservada). 

As mobilizações contra a PEC 55, que tramita no Senado e deve ser votada ainda em dezembro, enraizaram por todo o país. Além das escolas estaduais, a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e até mesmo a Universidade Católica de Pernambuco estão ocupadas. 

Confira a nota oficial da Secretaria de Educação do Estado
A Secretaria de Educação do Estado informa que, nesta segunda-feira (21), um grupo de estudantes realiza protesto contra a PEC 55, na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, no bairro da Madalena, na Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no Monteiro, na Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo Freire, em Água Fria, e na Escola Joaquim Xavier Brito, na Iputinga. A Secretaria vem dialogando com os estudantes que estão protestando para que as aulas ocorram normalmente, a fim de não prejudicar os demais estudantes da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.