Notícias




terça-feira, 3 de janeiro de 2017

COLUNA PRETO NO BRANCO, POR JULIETA BRONTÉE: "QUEM AFUNDOU A PREVIDÊNCIA?"



Por Julieta Brontée,
 para o Jornal  "O Estado", do Ceará

Quem afundou a Previdência?

A crise acachapante que se abateu sobre o país, em consequência da corrupção dos políticos e empresários, e da permissividade e incompetência de governos petistas, como era de se esperar, atingiu de cheio a população mais pobre, incluindo a classe média baixa, por conta do “atoleiro” em que foi mergulhado o setor que ainda dava alguma esperança de um fim de vida mais tranquilo para milhões de brasileiros – a Previdência Social. O pior é a balbúrdia e o labirinto de justificativas que se apresentam para se ter chegado a essa situação lastimável.

Para analistas mais técnicos dessa situação, uma das desculpas dos que comandam a Previdência para o déficit astronômico do setor, foi o criminoso desvio de bilhões de reais para fins outros que não as aposentadorias e pensões dos contribuintes. Para os adversários do governo, aconteceu uma enxurrada de medidas protecionistas de caráter político, incluindo aposentadorias e licenças irregulares, a começar pelo Funrural, criado pelos governos militares para beneficiar trabalhadores do campo, mas que terminou favorecendo quem nunca pegou numa enxada.

Nem iremos falar nos roubos bilionários praticados por dirigentes previdenciários para eleger até… presidente da República. O governo diz que a Previdência pode quebrar se não houver profunda reforma. O ex-ministro Ciro Gomes jura que essa quebradeira é pura balela, e que o défict alegado é uma cabeluda mentira. De qualquer forma, a grande realidade é que, devido a desmandos, vemos milhões de aposentados e pensionistas prejudicados, e outros milhões de futuros aposentados condenados a ganhar muito menos. Isso, se a Previdência não quebrar.

TODOS CULPADOS – A confusão em que se acha envolvido o TCM é o típico “rolo” em que todos são culpados. Se for feito um levantamento sério, veremos que são culpados deputados envolvidos na briga pela Mesa da AL, os irmãos ferreira Gomes, que não permitiram uma disputa pacífica e harmoniosa para aquele cargo, e, principalmente, quem é do TCM e diz brigar por ele, mas só que em causa própria, para não perder a presidência conquistada daquela instituição. Sabem quem é.

SÓ NO BRASIL – A propósito desse “imbróglio” do TCM, embora os manos Ferreira Gomes sejam conhecidos como encrenqueiros, a verdade é que, a um deles – Ivo – não deixava de ter razão, quando, referindo-se à presença de políticos naquele tribunal, terminava prejudicando alguns bons prefeitos, mas “favorecendo picaretas” protegidos de quem está lá. Seria esta a grande chance para se acabar com a indicação de políticos sem concurso para conselheiros do TCM.

OPORTUNISMO – Dava para sentir que a aprovação do projeto de renegociação das dívidas de governadores pela Câmara, não passava de mais uma grande malandragem de deputados espertalhões para ganhar apoio dos gestores estaduais. Se Temer vetar a matéria, em que eles “dispensam” de contrapartidas os governos de Estado, os próprios deputados estarão na obrigação de descobrir alguma “mágica” para compensar obrigações indispensáveis para o equilíbrio fiscal.

BALBÚRDIA – Para cientistas políticos, o país e o Ceará passarão pelo ano mais difícil das últimas décadas, em 2017. Um dos setores que mais sofrerão, deverá ser as prefeituras, onde se meteram muitos por mera vaidade, e outros de olho nas vantagens de ter dinheiro público na mão. No nosso Estado 90% das prefeituras de “pires na mão”, e sem ter a quem apelar, nada lhes restando a não ser demitir funcionários e dar calotes em fornecedores. Muitos, com certeza, vão “correr da raia”.

NÃO TEM JEITO – Satisfazer a raça humana é, com certeza uma das missões mais árduas que alguém pode enfrentar. Agora mesmo tem muita gente, principalmente homens, é claro, criticando o prefeito Roberto Cláudio por entregar algumas de suas mais importantes e estratégicas pastas a mulheres. Antes, reclamaram pelo contrário, ou seja, pela quase ausência delas. Impávido, RC prepara-se para governar com um time feminino de escol que, com certeza, deverão fazer bonito.

IRREAL – O PT, vendo ir de água a baixo o seu arrogante projeto de poder para 30 anos ou mais, acha-se agora em estado delirante como que alheio à nova realidade nacional. Semana passada, foi noticiado que lideranças do partido, lideradas por Rui Falcão, concluíram que o grande nome do partido para 2018 é, nada menos do que… Lula da Silva. Só se for para ele governar “da cadeia”, como acontece com alguns prefeitos. Imagine se Lula não estivesse entre os réus da Lava Jato…

TRAPALHÃO – O presidente nacional do PSD Kassab (que saudades do PSD de JK…) além de manejador a sigla é, por cima um trapalhão. Agora mesmo, com a eleição para a nova Mesa da Câmara dos Deputados, ele atropela um candidato do seu partido, José Medeiros (MT), para apoiar o deputado cearense, André Figueiredo, numa disputa em que dificilmente alguém vencerá o presidente da Câmara Baixa, Rodrigo Maia. Isto se chama “pulutrica” e não política!…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Siga o Blog por Email

Twitter Updates 2.2: FeedWitter

Seguidores

Vídeos

BoxVideos1

BoxVideos2

Noelia Brito © 2016 Todos os direitos reservados.