PERNAMBUCO PERDE CORONEL TARCISO CALADO, CRIADOR DO BATALHÃO DE CHOQUE E DAS PATRULAS NOS BAIRROS

 
Pernambuco ontem foi surpreendido pela triste notícia do falecimento de um de seus filhos mais queridos e respeitados: o Coronel Tarciso Calado, que comandou a Polícia Militar de Pernambuco e a Casa Militar do governo de Joaquim Francisco.

Foi por iniciativa do Cel. Tarciso que, em 1985, criou-se o Batalhão de Choque Mathias de Albuquerque e já no ano seguinte, quando comandava o Batalhão Henrique Dias, surgiram, também por iniciativa sua, as "Patrulhas nos Bairros", modelo que foi copiado pelo governo Cid Gomes, no Ceará, quando implantou o chamado "Ronda do Quarteirão", reeditado pelo governo Eduardo Campos e mantido pelo atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, inclusive com o mesmo nome.


Em dias de clássicos, Coronel Tarciso era sempre o primeiro a chegar nos Estadios, às dez da manhã e o último a sair, por volta da meia-noite, pois fazia questão de acompanhar, pessoalmente, o monitoramento de toda a segurança nos locais das partidas e no entorno dos estádios.


Cel. Tarciso Calado ainda fortaleceu o serviço de inteligência e implantou blitz nas madrugadas, onde seu Batalhão fazia a cobertura, nas áreas que iam do Pina a Porto de Galinhas, que eram sempre acompanhadas por cobertura da imprensa. No Huoc/UPE foi o idealizador do projeto de ressocialização de detentos, que atuavam no hospital como auxiliares de serviços gerais e secretárias.


Antes da partida de ontem à noite, entre Santa Cruz e Atlético Paranaense, foi observado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao Cel. Tarciso que também foi Assessor da Federação Pernambucana de Futebol.

Nosso Blog se solidariza com a família do Coronel Tarciso e em especial com seu filho Tarcisinho Calado, amigo querido de nossa Editora, nesse momento de dor e de perda irreparável.


Comentários

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Paulo Câmara "homenageia" Dia do Orgulho LGBT+ com ação policial truculenta em região boêmia do Recife historicamente ocupada por bares e boate LGBT+ e já tem um "Stonewall" pra chamar de seu

PT já teria até escolhido marqueteiro da campanha de Marília Arraes

Prefeito do Cabo, Lula Cabral, do PSB é denunciado pelo MPPE por "montar vasto esquema criminoso de fraudes em licitações" mediante comissão dirigida por "sua ex-namorada e sua cunhada"