POLÊMICA CONTINUA: RECOMENDAÇÃO DO MPPE VETA EVENTOS NO MEMORIAL ARCOVERDE DESDE "DESMANTELO" CAUSADO PELO CIRCO DE SOLEIL NO LOCAL


Situação do Parque Memorial Arcoverde, na gestão do Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, é de total abandono. Matéria veiculada em abril de 2017, pela Rede Globo Nordeste chegou a denunciar que até as portas dos banheiros do Parque, que é tombado como Patrimônio Histórico de Olinda, foram lacrados com tijolos. (Foto: G1)


Uma recomendação expedida à EMPETUR e ao IPHAN, pelo Ministério Público Estadual (MPPE), ainda em 2011, pelo Promotor de Justiça André Felipe Barbosa de Menezes, que na época respondia pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio e Cidadania de Olinda já vetava a montagem de circos ou realização de eventos de grande porte no Parque Memorial Arcoverde, localizado no limite do Recife e Olinda e ainda cobrava o início da requalificação do espaço.

Na época, a EMPETUR era presidida por André Samico Correia que chegou a ser cobrado pelo Promotor André Felipe sobre o atraso das obras.

Na recomendação, o MPPE se manifestou contrariamente à instalação de circos no local, "por mais prestigiados que sejam", sustentando ainda que a EMPETUR não realizou qualquer intervenção para a área que tem projeto originário dos arquitetos Burle Marx Acácio Gil Borsói, ambos com renome internacional, mas o governo de Pernambuco tem preferido ceder o espaço público para o enriquecimento de empresários que ali instação eventos milionários, em detrimento do interesse público ou para que sirva de estacionamento.

O Promotor de Justiça André Felipe que atuou no caso à época, defendeu que o parque sofria verdadeiro  "desvio de finalidade", sendo utilizado como estacionamento durante o Carnaval de Olinda e shows no Chevrolet Hall. O mesmo podendo se dizer com relação a shows privados. "O parque tem uma área enorme, abrigava um projeto original do paisagista Burle Marx e hoje está sem destinação pública. É uma situação que incomoda. A recomendação não tem a força de uma ordem judicial. Mas é um aviso para que se adapte à lei", avaliou o promotor em entrevista ao Jornal do Commercio.

Quanto à passagem do Circo du Soleil pelo local, o promotor afirmou que foi tolerada em caráter excepcional, mas que causou repercussões altamente negativas, inclusive de danos ao Parque.

Matéria publicada em 08/06/2011, pelo Jornal do Commercio registra, entre outras coisas, que a passagem do Cirque du Soleil pelo Parque Memorial Arcoverde deixou um rastro de devastação que tomou conta do Parque, onde a companhia armou suas tendas.

O abandono do Parque Memorial Arcoverde pela Secretaria de Turismo de Pernambuco é flagrante (Foto: G1)

O descaso do Governo de Pernambuco com o patrimônio histórico e paisagístico do Estado, passados sete anos daquele evento, porém, se mantém, durante a gestão do empresário do ramo de eventos, Felipe Carreras, à frente da Secretaria de Turismo, conforme demonstra matéria veiculada em abril de 2017, pela Rede Globo Nordeste, onde o descaso da Secretaria de Carreras com o Parque que agora ele mesmo está alugando para eventos da mesma natureza dos que sua empresa costuma promover, fica evidente. Quem quiser é só conferir a matéria da Rede Globo Nordeste acessando Moradores denunciam estado do Parque Memorial Arcoverde.

Uma denúncia feita por servidores do IPHAN de que uma empresa estaria sendo favorecida pela EMPETUR e pelo IPHAN para obter permissão para realizar evento momino no Parque chegou ao Blog (Leia em IPHAN EM PERNAMBUCO ESTARIA COAGINDO SERVIDORES A APROVAR EVENTOS CARNAVALESCOS PRIVADOS NO MEMORIAL ARCOVERDE, ÁREA DE PRESERVAÇÃO HISTÓRICA DE OLINDA) e foi encaminhada ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Federal. O Blog já foi comunicado pela Ouvidoria do MPPE de que a denúncia foi distribuída à Promotoria de Urbanismo de Olinda, que tem como titular a Promotora de Justiça, Belize Câmara. O Ministério Público Federal ainda não se pronunciou sobre o andamento da denúncia.

Sobre as denúncias de favorecimento e pressão contra servidores, feita por estes, o IPHAN enviou os esclarecimentos que publicamos ontem e que podem ser acessados em IPHAN RECHAÇA DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES VEICULADAS EM MATÉRIA DESTE BLOG RELATIVA A EVENTO MOMINO NO MEMORIAL ARCOVERDE. LEIA NOTA NA ÍNTEGRA!)

Os demais citados não se pronunciaram.

Comentários

MAIS ACESSADAS DO MÊS

Aos gritos de "tem roubo", alunos protestam contra a falta de Merenda durante visita de Paulo Câmara. Na Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio é notificado pelo MPPE para explicar denúncias do SIMPERE sobre irregularidades em contratos da Merenda

Empresa flagrada servindo comida podre para alunos das escolas públicas de Pernambuco promove assédio judicial contra Editora do blog da Noelia Brito na tentativa de intimidá-la e cessar denúncias do Blog contra malfeitos da empresa, também apontados pela Polícia Civil, pelo MPPE e pelo TCE/PE

Com Internacional lotado, petistas falam ao Blog com exclusividade sobre pré-candidatura de Marília Arraes. Para Ferro, o PT de verdade está com Marília Arraes, não é o PT que fica fazendo negociatas nos esgotos do Palácio